A campanha Novembro Azul nasceu em 2011 para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. É o tipo de câncer mais comum em homens, perdendo apenas para o câncer de pele.
Aproveitando esta importante data, o Ministério da Saúde e o INCA (Instituto Nacional do Câncer) passaram a utilizar o mês de novembro para promover importantes iniciativas para a saúde do homem.
Sua empresa também pode trabalhar esta pauta em novembro, e assim mostrar a importância da prevenção para evitar o surgimento dessa doença. Quer saber como? Leia o post.
O que é o Novembro Azul?
Como dissemos antes, o Novembro Azul é um mês super importante porque é neste período que diversas entidades públicas e privadas iniciam campanhas de prevenção ao câncer de próstata, fortalecendo a causa.
Globalmente, o Novembro Azul teve origem na Austrália em 2002 para chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce de doenças comuns que afetam os homens, como o câncer de próstata.
No Brasil, a iniciativa surgiu em 2011. O movimento Novembro Azul foi iniciado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, e as autoridades governamentais rapidamente abraçaram a causa e começaram a divulgar os objetivos da iniciativa.
Como trabalhar o Novembro Azul em uma empresa?
Existem diversas ações que uma empresa pode implementar para trabalhar o tema Novembro Azul. A seguir, listamos alguns exemplos:
Decoração temática
Aproveite o Novembro Azul para decorar sua empresa de forma temática, ou seja, com a cor do mês.
Para decorar seu ambiente com a cor azul não é preciso gastar muito. Inserir balões, fitas e até mesmo luzes na cor representativa são formas incríveis de tornar sua empresa um símbolo da luta contra o câncer de próstata.
Distribuição de informativos
Criar informativos sobre o câncer de próstata e o Novembro Azul podem ser um recurso eficaz para difundir conhecimento e essa importante data.
Por exemplo, no informativo você pode inserir o que é o Novembro Azul e qual seu principal objetivo, assim como trazer informações sobre como prevenir o surgimento dessa doença.
Realização de palestras
Outra dica é realizar palestras sobre o Novembro Azul. A palestra é uma ferramenta que pode ser usada para educar e conscientizar os funcionários de sua empresa sobre a importância de fazer exames anuais para diagnosticar precocemente o câncer de próstata.
Distribuição de brindes
Para incentivar a participação dos seus funcionários na campanha Novembro Azul e nas ações criadas pela sua empresa, forneça brindes temáticos. Por exemplo, broche temático, copo, camisa azul, entre outros. Assim, eles poderão mergulhar nessa campanha, difundi-la e se cuidar.
Bonificação/premiação
Por que não usar a data para oferecer bonificação/premiação a todos os funcionários que realizarem exame para diagnosticar o câncer de próstata? Essa é uma forma de incentivá-los e de cuidar de sua saúde.
Como você pode notar, uma empresa pode trabalhar o Novembro Azul de diversas maneiras. Agora que sabe disso, planeje a realização dessa campanha em sua instituição e cuide daqueles que são responsáveis pelo crescimento do seu negócio.
Fonte: blog.drmeducacao.com.br
Deixe um comentário