software para gestão de Instituições de Ensino

Qual o papel do coordenador pedagógico na instituição de ensino?

Esta é a hora de você saber o exato papel do coordenador pedagógico em uma escola ou em outro tipo de organização educacional. Ele é o responsável pela qualidade do trabalho dos professores dentro da sala de aula e também pela relação sadia entre os docentes e alunos. É esse profissional que vai ajudar os educadores a transmitirem o conhecimento de forma prática, direta e de fácil compreensão.

O coordenador é também a pessoa responsável por mostrar a todo corpo escolar as diretrizes e regras que o colégio estabelece. Ele é quem sabe os problemas e busca as melhores soluções para resolver qualquer crise de ordem pedagógica.

O importante papel do coordenador pedagógico

Saber de forma prática qual o trabalho realizado pelo coordenador pedagógico é um dever de todo diretor de instituição de ensino. A importância desse especialista é enorme e, por isso, os tópicos abaixo vão ajudá-lo a entender a rotina desse profissional dentro da escola:

  • reunião com professores: planejamento de aulas e estratégias para melhorar o aprendizado dentro da sala;
  • encontros de docentes: reuniões entre professores da mesma área ou série para trocas de experiências e discussões sobre possíveis melhorias nos resultados;
  • estratégias de aula: conversas individuais com educadores que precisam de auxílio para melhorar as aulas e as formas de avaliação;
  • relação com os pais: encontros com pais para definir quais decisões tomar com o intuito de melhorar o relacionamento e a interação dos filhos na classe;
  • resolução de problemas: solucionar os atritos que ocorrem entre pais, estudantes e professores;
  • desempenho escolar: responder pelos resultados em avaliações externas como o Enem, Ideb e outros;
  • inovações: atualizar e trazer novidades para os professores implementarem nas salas de aula.

Essas são as principais atribuições que esse necessário profissional tem em uma organização educacional. Ele é um verdadeiro mediador no ambiente escolar. O papel do coordenador pedagógico é o da pessoa de confiança da direção, dos docentes, dos estudantes e dos pais.

Os benefícios desse trabalho

Por ser um verdadeiro elo entre os principais públicos da instituição de ensino, o maior benefício da existência desse profissional é a capacidade de comunicação e resolução de problemas.

Estão cada vez mais comuns as reclamações de pais contra atitudes de professores, formas de tratamento aos filhos e outros atritos. Tirar esse trabalho das costas do diretor e tomar para si é uma habilidade que só o coordenador pedagógico tem.

Os líderes das empresas educacionais precisam entender o quanto é necessário valorizar esse profissional para a evolução e desenvolvimento do ambiente sadio dentro dos colégios. O poder de articulação e a força para potencializar novos programas e projetos que melhorem a educação provam o quanto o trabalho desse especialista é essencial para todo o aprendizado escolar.

Acompanhe nosso blog e leia mais conteúdos interessantes!

Fonte: gennera

1 comentário em “Qual o papel do coordenador pedagógico na instituição de ensino?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo