Quanlinfo Blog

Informatização sala de aula – Entre WWW e Arrobas

img-topo-email-14-06-2016

O fuxo de informações presentes na contemporaneidade é devastador. A toda hora somos expostos e cobrados pelos dados que recebemos e que precisamos triar, lapidar, buscar nos aprofundar e absorver. Aumentar a velocidade do estilo de vida é mais do que preciso, é necessário e essencial. Há mais de uma década a internet se consolida como o principal recurso de absorção de conhecimento e pesquisa, mostrando-se ser ecaz e sólida quando inserida no ambiente escolar e acadêmico. Mas o que as instituições de ensino estão fazendo para inserir a informatização cada vez mais no seu dia-a-dia?

A escola deve estar na vanguarda da evolução

Todo mundo lembra quando um professor em sala de aula informava que um pequeno livro editado em 1985 possuía mais informações a cerca do conteúdo abordado. Lá íamos nós atrás das livrarias, que geralmente não dispunham desse livreto difícil, ou de outro lugar que sicamente dispusesse dos dados pretendidos. Hoje, e não é absolutamente nenhuma novidade, a internet e o processo de informatização surgem como um portal para um mundo de conhecimento, perspectivas e funcionalidades úteis na formação do docente, na adaptação das metodologias adotadas com os alunos e na facilitação dos processos administrativos.

O ciberespaço revolucionou a educação e a educação viu na internet innitas possibilidades de difundir conhecimento e criar formatos que tenham sempre como objetos principais a instiga cognitiva e o encurtamento de distâncias. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) a escola é parte do mundo e precisa estar inserida no contexto social e acompanhar as evoluções de onde está inserida. Os próprios PCNs defendem que a tecnologia deve ampliar o leque de modais didáticos assumidos pelo educador e servir de suporte para minimizar ao máximo a burocratização administrativa necessária para o pleno funcionamento, gestão e ampliação de instituições de ensino.

Ambiente online como uma segunda lousa

O professor continua sendo quem desenvolve e programa o conteúdo e as formas de emissão. E é aí onde a informatização do ensino pode acontecer naturalmente. Adotar ferramentas em ambiente online onde a interatividade e a facilidade de acesso estejam presentes faz com que alunos de todas as idades interajam com um ambiente presente em seu cotidiano. Atividades em rede, grupos de discussões virtuais, blogs e direcionamento de pesquisas online PRECISAM ser utilizados. É papel das escolas e faculdades trabalhar a ambientação do conteúdo e evoluir para estar cada vez mais na vanguarda tecnológica educacional.

A sala de aula deve interagir com a modernidade

Ferramentas pensadas e desenvolvidas para a informatização do processo de aprendizado podem e devem ser inseridas no planejamento institucional. A Qualinfo desenvolve e trabalha para que escolas, cursos, faculdades e universidades vejam na modernização do processo de ensino uma porta para que plataformas cada vez mais modernas cheguem às salas de aula. Somos parceiros do Google for Education e já implantamos diversos modelos de modernização de ensino alcançando um número considerável de alunos.

Acreditamos na educação do futuro e queremos importar para as instituições do presente.

 

comments