Quanlinfo Blog

5 jeitos que uma segunda língua pode impulsionar a sua vida

5jeitos

 

Aprender uma nova língua, seja qual for, oferece várias vantagens para a sua carreira, seu cérebro e para a sua vida. Além de ficar ótimo no seu currículo, o segundo idioma faz maravilhas para o seu cérebro e as suas possibilidades como habitante de um mundo globalizado.
1. Cria novas oportunidades de emprego
Num mundo globalizado, alguém que se comunica em mais de uma língua é muito valioso. Seja para fazer traduções, ou para ser a conexão entre dois setores de uma empresa, talvez você acabe conseguindo um emprego que nem tenha tanto a ver com a sua área de formação, mas que você consegue pelo conhecimento de uma segunda língua.
Tomando como exemplo o segundo idioma mais popular no Brasil, alguém que é fluente em inglês já têm mais oportunidades de emprego que os 95% da população que não dominam a língua.

 

2. Você se comunica melhor na sua primeira língua
Quando você aprende uma segunda língua exercita a sua consciência metalinguística, o que significa que o seu cérebro adquire uma noção melhor de gramática e frases porque é capaz de comparar as estruturas entre as duas línguas. Esse foco nas mecânicas da língua deixa a fala e a escrita na sua língua materna mais fácil de entender. Além disso, pessoas bilíngues possuem um vocabulário maior do que quem só fala uma língua.
3. Você tem acesso à mais pessoas e informações
Alguém que só fala português tem acesso, ou seja, é capaz de se comunicar com aproximadamente 215 milhões de pessoas, contando o português de outros países além do Brasil. Isso significa que todos os conteúdos na internet, obras literárias, aulas, piadas e culturas da língua portuguesa estão acessíveis à você sem o filtro imposto por uma tradução. Já uma pessoa que fala, por exemplo, português e espanhol, consegue atingir e ser atingido por mais de 570 milhões de falantes do espanhol, além das 215 milhões de pessoas fluentes no português. Num mundo globalizado isso faz toda a diferença, afinal, de nada adianta você ter acesso ao mundo todo se a comunicação entre as duas partes não pode ser estabelecida.
4. Aprender outra língua ajuda seu cérebro
Aprender uma segunda língua é um jeito ótimo de exercitar o seu cérebro. Pesquisas mostram que o aprendizado ajuda na sua memória, melhora a sua atenção, e ainda deixa você mais criativo. Pessoas bilíngues vão bem melhor em testes como o Torrance Tests of Creative Thinking, que medem características como fluência, elaboração, originalidade e flexibilidade.
5. Pessoas bilíngues são melhores em fazer várias coisas ao mesmo tempo
Pessoas bilíngues comumente pensam nas línguas que falam, e podem trocar de idioma no meio de uma frase para encontrar a expressão que melhor se adequa ao que elas estão tentando expressar. Essa habilidade, chamada de mudança de código, torna quem conhece mais de uma língua melhor em habilidades cognitivas como priorizar informações relevantes.

Fonte: Universia Brasil

comments