Qualinfo

Gestão acadêmica: conheça as melhores práticas

Muito mais que oferecer ensino de qualidade a seus alunos, as instituições de ensino precisam garantir à comunidade acadêmica — formada por professores, funcionários técnico-administrativos e discentes — um aparato capaz de oferecer dados precisos e subsídios que façam os processos serem implantados de forma simples, ágil e integrada.

Para isso, alguns recursos, como um sistema de gestão acadêmica, são utilizados para gerir políticas de ensino e facilitar as ações escolares.

No post de hoje, entenda mais como otimizar a gestão em instituições de ensino. Acompanhe.

Você sabe o que é gestão acadêmica?

É um modelo educacional idealizado pelas instituições de ensino com o objetivo de mobilizar e articular aspectos como talento humano e competência educacional, visando a melhoria do ensino. Mas como funciona a gestão acadêmica?

Por meio de plataformas específicas de gestão é possível profissionalizar a administração de escolas e faculdades. Nesse sentido, pode-se desenvolver a integração dos diversos setores (financeiro, estoque, recursos humanos, marketing, biblioteca, etc.), a aproximação da comunicação entre alunos e professores, a elaboração de relatórios com cruzamento de dados e a análise de cenários.

Listamos abaixo as principais práticas e tendências acadêmicas que contribuem para uma gestão acadêmica de qualidade. Vamos a elas:

Análise e organização de processos e dados

Um sistema de gestão acadêmica de qualidade permite a integração de setores e gerenciamento de processos. Com isso, pretende-se facilitar a vida de gestores e funcionários envolvidos na organização de itens como:

  • armazenamento de dados,
  • otimização e redução de custos,
  • faturamento,
  • captação de novos alunos,
  • taxas de inadimplência,
  • diários escolares e
  • melhorias no cotidiano das práticas educacionais. 

Implantação de equipes de alto desempenho

O investimento em capacitação docente é fundamental para a manutenção de equipes de alto desempenho que possam estar alinhadas à cultura da inovação e a atividades acadêmicas. É preciso, nesse sentido, combinar teoria e prática com base em processos colaborativos de aprendizagem.

Professores e técnicos que estimulem práticas pedagógicas engajadoras, utilizando-se de suportes pedagógicos tecnológicos e estratégias eficientes de avaliação, são pilares para o sucesso da instituição e, consequentemente, para a redução da evasão escolar.

Investimento permanente em infraestrutura

Torna-se ineficaz o investimento em equipes de alto desempenho sem que a retaguarda seja coberta. A infraestrutura da instituição de ensino — e aqui incluem-se o ambiente físico, o material didático, questões administrativas, pedagógicas e estratégicas da escola — é primordial para o bom andamento dos processos.

Como fazer uma ação conjunta para problemas globais?

Atingir determinada qualidade de ensino exige o entendimento pleno dos problemas e ações imediatas para a resolução dessas questões. Ações isoladas mostram-se paliativas a longo prazo, o que resulta em medidas ineficazes e gasto de tempo e dinheiro.

Sendo assim, é importante a sinergia coletiva responsável por ações conjuntas, espírito de equipe e gestão democrática, de forma a abarcar a comunidade escolar em torno de um objetivo comum: o ensino de qualidade.

É viável estabelecer um docente como gestor?

Embora esta questão ainda seja considerada polêmica na maioria das instituições de ensino, é preciso avaliar a possibilidade de apontar um professor como gestor acadêmico. Isso não significa simplesmente eleger um representante docente como gerente, mas alguém que desenvolva competências de gestão capazes de administrar pessoas, processos e materiais.

Este profissional seria uma espécie de gestor especial, com características de educador e habilidades em organização escolar. Para isso, ele seria exposto a um programa específico de qualificação para capacitá-lo adequadamente.

Enfim, como se vê há um longo caminho a percorrer para que a gestão acadêmica seja desempenhada de forma organizada e eficaz.

Acompanhe nosso blog e leia mais conteúdos interessantes!

Fonte: gennera.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content